quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

1ª MARCHA EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL SERÁ REALIZADA NESTA QUARTA, 08/02, EM SÃO LUÍS.

Do blog de Wilson Leite.

A CSP-CONLUTAS/MA realizará juntamente com professores, pais e alunos, lideranças populares e sindicalistas uma grande marcha que sairá da Praça da Igreja São Francisco no Bairro São Francisco rumo à sede do poder executivo municipal da capital. O ato é pra denunciar a manobra covarde – comum dos governos da direita – ao não negociar com a categoria as melhorias exigidas e o cumprimento de acordos já firmados.

Leia carta divulgada pela CPS-CONLUTAS/MA:

Às Todas as Entidades, Movimentos e Oposições que fazem a CSP Conlutas no estado do Maranhão

Os Professores e Professoras da rede pública municipal entraram em greve no dia 31/01/2012. O prefeito João Castelo/PSDB, temendo a mobilização dos professores, suspendeu o início do ano letivo marcado para o dia 30 de janeiro, transferindo para o dia 15 de março, sob argumento de ter que reformar 225 escolas em 30 dias.

A melhoria de condições salariais, de trabalho e de aprendizado, não pode mais esperar, pois a educação pública de São Luís está agonizando mais sob o PSDB. Em campanha eleitoral João Castelo prometeu colocar dois professores por turma, mas o que vemos são turmas superlotas com um único professor. O número de alunos matriculados cresceu em torno de 20%, passando de 113 mil para quase 140 mil, e nenhuma escola foi construída, pelo contrário, estão sucateadas. Os diretores de escolas silenciam diante desse caos, pois ocupam cargos mais políticos que administrativos. Exigimos a regulamentação imediata da lei que garante eleição direta para diretores.

BASTA! É preciso construir um amplo movimento em defesa da educação pública de São Luís que possa envolver o maior número possível de entidades. Não podemos cometer o erro de 2010 acreditando em vereadores que são serviçais tanto de João Castelo como dos empresários do ensino privado de São Luís. É na capacidade de organização e de mobilização da classe trabalhadora que devemos apostar todas as nossas esperanças e forças.

Nesse sentido a CSP conclama toda a sua militância para participar da 1ª MARCHA EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL que ocorrerá nesta 4ª feira, 8 de fevereiro, concentração às 15 horas, na Praça da Igreja do São Francisco - São Francisco.

E na 5ª feira, 9 de fevereiro, a CSP Conlutas realiza debate: A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM SÃO LUÍS E LUTA DOS PROFESSORES, a partir das 19 horas, no Sindicato dos Bancários (rua do Sol - Centro)

Saudações Sindicais e Populares,

Secretaria Executiva Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário