domingo, 30 de setembro de 2012

NAS ELEIÇÕES VOCÊ VOTA É EM PARTIDO E NÃO EM NOMES.

Em 2008 nas eleições para Prefeitura de São Luís havia dez concorrentes. João Castelo (PSDB) Flávio Dino (PC do B) Clodomir Paz (PDT) Raimundo Cutrim (DEM) Cleber Verde (PRB) Gastão Vieira (PMDB) Pedro Fernandes (PTB) Waldir Maranhão (PP) Paulo Rios (PSOL) e Welbson Madeira (PSTU). Se você atentar bem perceberá que na verdade quem disputava as eleições não eram dez indivíduos, mas sim dez partidos.

Os partidos são organizações sociais que expressam uma visão de mundo e tem análises diferenciadas sobre como a sociedade deve se organizar para produzir e reproduzir a vida. Poderíamos dizer grosso modo que dos dez partidos acima citados oito tem como base a defesa da manutenção da ordem e defendem a forma republicana de governar. São eles: PSDB, PC do B, DEM, PRB, PMDB, PTB, e PP. Dos dois partidos restantes (PSTU e PSOL) somente o PSTU é totalmente contra a manutenção da ordem e contrário a forma republicana de governar. Lembro ainda que os demais partidos não citados e que estavam aliados as uma das oito candidaturas da manutenção da ordem, incluindo o PT, também têm acordo e programas, no seu conteúdo, idênticos aos oito já citados.

Agora vejamos como estavam aliados os partidos nas últimas eleições de 2008. Para facilitar a compreensão serão utilizados os nomes dos candidatos. Castelo do PSDB estava junto com Edvaldo Holanda do PTC. Este pedia voto contra Flávio Dino do PC do B que era aliado do PT e tinha como Vice um dos principais coordenadores da atual campanha do WO, hoje Vice-Governador de Roseana Sarney. Clodomir Paz do PDT era apoiado por Tadeu Palácio e Haroldo Saboia (naquele ano este não era do PSOL). Cleber Verde que hoje estar com o WO no primeiro turno estava só e no segundo foi para o lado de Castelo. Waldir Maranhão do PP estava só no primeiro turno, hoje estar com Tadeu Palácio. O grupo Sarney no Primeiro turno concorria com dois candidatos Raimundo Cutrim do DEM e Gastão Vieira do PMDB. No segundo turno o grupo Sarney se dividiu, a maior parte foi com Flávio Dino e a outra com Castelo. Welbson Madeira do PSTU e Paulo Rios do PSOL chamaram voto nulo no segundo turno.

Vejamos agora como estão esses partidos nas eleições de 2012. Castelo do PSDB agora tem apoio de Clodomir Paz do PDT, apesar do PDT estar oficialmente com Evaldo Holanda do PTC que é apoiado por Flávio Dino do PC do B e oficialmente pelo PSB através de seu Vice Roberto Rocha apesar de José Reinaldo outra “liderança” do PSB estar com João Castelo. Tadeu Palácio hoje é do PP, de Waldir Maranhão, e até meses antes das convenções estava com Roseana Sarney. Os candidatos do grupo Sarney hoje estão com WO do PT. Haroldo Sabóia, hoje no PSOL, que no passado estava com Tadeu Palácio e Clodomir Paz estar aliado com o PCB que durante muito tempo foi aliado do PDT. Welbson Madeira continua no PSTU e defendendo a candidatura do companheiro Marcos Silva que nunca esteve aliado com nenhum deles.

Conclusão, nas eleições você estará votando em visões de mundo diferenciadas apesar de digitar números que representam nomes. Se você concorda com a ordem vote nos candidatos da burguesia, mas se quer expressar seu sentimento contra esta forma de dominação e exploração da sociedade, vote 16, vote PSTU.


Nenhum comentário:

Postar um comentário