Mural de azuleijo nas dependencias internas da ALMA
A investidura no serviço publico, via concurso publico, deveria ser um fato corriqueiro em nosso país. A partir da Constituição de 1988 essa prática acentuou-se. No entanto, em alguns órgãos isso anda a passos lentos. Na Assembleia Legislativa do Maranhão - ALMA (que existe há mais de 176 anos) até hoje só houve um concurso publico. Á época passaram aproximadamente 40 pessoas. Desses só existem eu e mais 17 servidores.
Nestes seis anos nós, servidores concursados e estáveis, vimos dando uma batalha junto a Direção da Casa para a realização de um novo concurso para preenchimento de novas vagas. Ao assumir pela primeira vez a Presidência da Casa o Deputado João Evangelista prometeu realizar um concurso e , além de não fazer, ainda dificultou a entrada dos que já haviam sido aprovados. Foi preciso que um grupo de oito concursados entrasse na justiça para que o referido Deputado nos empossasse.
O atual Presidente da ALMA, Deputado Arnaldo Melo, tal qual João Evangelista, assumiu falando em realizar concurso público e até o momento isso não se concretizou. Existem pelo menos 80 vagas a serem preenchidas. Segundo a Direção do RH as coisas estão encaminhando para que o Edital do Concurso saia até o final do mês de Novembro. Porém essa conversa já estar posta desde o começo do ano. A Direção do nosso Sindicato precisa retomar a mobilização no sentido de fazer valer o acordado na mesa de negociação. Por outro lado, é importante que outros setores da sociedade pressionem no mesmo sentido.
Caro Noleto, essa vagas a que você se refere são para quais cargos em sua maioria? Somente de assessores ou existem vagas também para Tecnologia da Informação, que é minha área?
ResponderExcluirAbraço, Ueider Moraes.
caro Ueider Moraes existem em torno de mais 80 vagas para ensino médio e Superior. Não sei se alguma especifica para a sua area, atéporque conseguimos colocar um nome na Comissão, mas eles nunca marcaram uma reunião da Comissão. Nela poderiamos estar discutindo e dando sugestões. Em todo o caso o importante é divulgar para pressionar. Desculpe a demora em postar eu comentário.
ResponderExcluirParabéns pelo blog Luiz. Estou muito interessada no concurso para Analista Legislativo, em processo legislativo.
ResponderExcluirVou acompanhar por aqui as novidades.
Noleto, esta é a ressaca do neoliberalismo aplicada ao serviço publico lembra da demissão voluntária, do servidor emprendedor, há uma necessidade urgente de concursos, agora é uma vergonha os concursos do estado, enquanto tem 2 mil vaga para Pm, que futuramente estará massacrando a população mais vulnerável, em total descompasso com o "processo democrático"tem só 8 vagas pra perito, 150 para investigador de policia entre outros e o Sec. Fabio Godim vive arrotando que com o novo e velho plano mais de 20 mil pessoas estarão ápitas a se aposentar. Acho que o sindicato de vcs tem de provocar o ministerio publico para forçar realizar o concurso e com a demanda necessaria para o bom funcionamento da casa de fantasma. Abraço Martins
ResponderExcluir