No plenário foi flagrante, e até desconcertante, a competência em termos do conteúdo da pauta dos representantes do coletivo de ocupação, assim como a seriedade, em contraposição aos vereadores que se pronunciaram.
A sessão transcorria relativamente tranquila, quando no item transparência foram feitos questionamentos sérios. Os tais "seguranças" aproveitando-se da manifestação dos jovens, seja através seja por palavras partiram para cima dos estudantes de forma truculenta agredindo. Inclusive a guarda municipal agrediu com cacetetes. Do outro lado, o presidente da câmara e vereadores assistiam passivamente.
Porém, qual não foi minha surpresa ao ouvir as notícias na mídia! MENTIRAS das mais descaradas. Os estudantes foram vítimas de gás de pimenta nos olhos e não o contrário. Os estudantes foram agredidos e não agrediram ninguém a não ser com a arma da palavra. Ficou provado o despreparo, "aquela casa", que não suporta a participação do povo organizado.
A postura dos vereadores foi deplorável. Tratam o público como coisa privada, arrogância com a juventude.. Arrogância que se reproduz nos jagunços que os garantem e os sustentam lá dentro. Segurança não identificada, truculenta. Continuaremos a luta pelo passe livre, pelo direito à moradia digna.
Essa forma de parlamento está superada. Em defesa dos Conselhos Populares, com mandatos revogáveis qualquer tempo e salários igual a de um professor ou de um operário especializado.
A juventude e a classe trabalhadora está mudando o país. O Maranhão vai mudar também. O Procurador Geral da República deu parecer favorável à cassação da governadora Roseana Sarney. São novos tempos, poderemos construir um futuro melhor. O ato de racismo contra o nosso companheiro Reginaldo do Quilombo Urbano não ficará impune. Os vereadores de São Luís estão mexendo em vespeiro. "Quem não pode com formiga não assanha formigueiro".
Nenhum comentário:
Postar um comentário