quarta-feira, 9 de maio de 2012

ORIGEM DA PALAVRA REGGAE: PROSTITUTA OU MUSICA DO REI?








Desde que cheguei à Ilha de São Luís em 1979, oriundo de Imperatriz, fui morar no Bairro do Bequimão e, depois dos primeiros seis meses, mudei para a “invasão” do Rio Anil- um bairro que fica nas imediações dos Bairros Bequimão e Vila Palmeira. Foi neste bairro que obtive os primeiros contatos com Reggae. Naquele momento não sabia nem o nome do ritmo, as pessoas o chamavam de música internacional.

Passado vários anos me tornei um amante desta música Jamaicana. No entanto, nos últimos dois dias descobrir que ignorava vários conceitos relativos a esta belíssima música. A ignorância começou a se dissipar através da leitura do livro do Professor Carlão (Carlos Benedito Rodrigues da Silva) da UFMA, intitulado “RITMOS DA IDENTIDADE: MESTIÇAGENS E SINCRETISMOS NA CULTURA DO MARANHÃO”. A partir desta obra vou socializar o que descobrir.

Começo pela origem da palavra Jamaica. Vem dos habitantes indígenas da etnia Arawaks, eles a chamavam de Xaymaca, a Terra das Primaveras. Esses habitantes foram eliminados pelos espanhóis invasores. Depois, aconteceu a escravidão do povo negro. Quando eles foram libertados os espanhóis passaram a chamá-los de maroons, que para eles significava selvagens ou aquilombados. Um dos descendentes maroons chamava-se Marcus Mosiah Garvey, “um pregador negro que teria profetizado a coroação de um rei africano”. Ele é considerado um dos mentores do Pan Africanismo.



Sobre a origem da palavra Rastafari descubro que vem do chefe de uma tribo guerreira da Etiópia que era bisneto do rei Saheka Selassié chamado Ras Tafari Makonnem. Ele se auto-proclamou Imperador Etíope e “adotou o pomposo titulo de Sua Majestade Imperial Hailé Selassié, o Rei dos Reis, o leão conquistador das tribos de Judá”. O rastafári considera os países ocidentais uma Babilônia. Esta palavra significa “um mundo de crime e corrupção, sem inspiração divina, por isso produz a guerra, a fome e a violência”. Em termos institucionais a Babilônia seriam A Igreja Católica, o Governo e a Polícia. Os Rastas usam dreadlocks (cachos doidos), pois acreditam que eram assim os cabelos de Cristo. Eles consomem a maconha por acreditar ser uma erva santa encontrada na tumba do Rei Salomão.


Sobre a origem da palavra reggae o livro aponta vários significados. O primeiro é que seria derivado de Regga o nome de uma tribo de dialeto banto localizada no lago Tanganica. Segundo que seria derivado da palavra streggae, que seria uma mistura de línguas afrocaribenhas e inglesas faladas na Jamaica interpretada como Prostituta. Já Bob Marley afirmava que a origem vem do espanhol e significa “a música do rei”. Por último aqueles que acham é somente uma palavra jocosa para representar o ritmo rasgado e a sensação do corpo. Segundo o livro citado “ a palavra apareceu pela primeira vez em 1967, em um disco do grupo Toots and Mayatals, denominado “Do The Reggae”. Para o vocalista deste grupo Toots Hibbert “Reggae significa pessoas vulgares que sofrem, que não tem o que querem”.

Outras informações e curiosidades e conceitos sociológicos são encontrados na obra do professor Carlão. Sugiro para aqueles que gostam do Reggae e queiram saber mais informações que leiam esta importante obra.

Fonte: Carlos Benedito Rodrigues da Silva, “Ritmos da identidade: mestiçagens e sincretismos na cultura do Maranhão”, publicado pela SEIR/FAPEMA/EDUFMA, 2007. (São Luís)



Nenhum comentário:

Postar um comentário