quinta-feira, 9 de outubro de 2014

VOTAR EM A OU B NÃO TE TORNA MAIS OU MENOS SABIDO





Tenho ouvido um arsenal de comentários preconceituosos dito por brasileiros do sul e sudeste sobre o fato da maioria de nordestinos que optaram votar em Dilma nestas eleições de 2014. Afirmam que tais nordestinos, que assim se posicionaram, não são inteligentes. Antes de tudo, é bom ser honesto com a realidade.Dilma foi votada massivamente no sul e sudeste. No entanto, o que pretendo debater não é sobre quem votou em quem, mas sobre a vinculação do voto com a sabedoria.

O voto é, antes de tudo, uma ação política consciente e independe do tamanho da sua capacidade intelectual. Um dos grandes mestres da pintura, o espanhol Salvador Dalí, grande nome do Surrealismo, apoiou o fascista Franco na Espanha. Não sou adepto da tese de que as pessoas que votam errado, votam de forma inconsciente. Penso que todo mundo vota de forma consciente e nesse sentido, ninguém vota errado por se posicionar entre A ou B.

Senão vejamos. Se eu afirmo que trabalhador que vota na direita vota de forma inconsciente, por coerência eu deveria afirmar que o voto do banqueiro, do latifundiário, em seus candidatos também seria inconsciente. Em termos práticos, o trabalhador que votou em Lobão para governador do Maranhão e também o de Sarney que fez a mesma opção são votos inconscientes.

As ações dos dois indivíduos são conscientes. Acontece que o Sarney votou em Lobão por entender que este representa seu interesse de classe e o trabalhador, mesmo não pertencendo à mesma classe do Sarney, pensa igual ao Sarney mesmo que não perceba isso. Não ter a clareza do que pensa não é a mesma coisa de não ter consciência.

Muitos nordestinos e sulistas votaram em Dilma e outros, também nordestinos e sulistas votaram em Aécio por uma ação política a partir do nível de consciência que eles têm da realidade que os cerca. Muitos dos que não votaram em Dilma e em Aécio irão se posicionar de variadas formas. No próximo dia 5 de outubro os brasileiros, a partir do seu nível de consciência atual, vão praticar uma ação política: vão votar em Dilma ou Aécio, branco ou nulo e outros irão se abster, mas essas ações não tem ligação com nível intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário