terça-feira, 18 de agosto de 2015

Os Trabalhadores não devem marchar contra Dilma ao lado dos Ricos

                
Avenida Paulista em São Paulo
Av. Litorânea em São Luís
   

Agora a minha opinião sobre os protestos realizados no último final de semana, no país e em particular na litorânea (Avenida Litorânea da cidade da São Luís): O Brasil e em especial o Maranhão, detêm o maior número de negros e estes compõem a maioria dos pobres desse país. Vendo as fotos do protesto, é nítida a impressão de que os protestos legítimos contra Dilma não são organizados e realizados pelos pobres, que menos se beneficiaram com a politica do PT nos últimos 12 anos. Lá, se verifica uma maioria branca que, depois de deliciar como o banquete que o PT lhes proporcionou com a redução de impostos, aumento de estudantes pobres em suas universidades particulares via PROUNI, pagamento da dívida pública que favoreceu uma meia dúzia de banqueiros, a redução expressiva de desapropriação de terras para fins de Reforma Agrária que favorece imensamente o Latifundio, etc.

Nestas manifestações, que não tinham nada de apartidárias, reinava o preconceito de classe e não se observaram quaisquer críticas às medidas impopulares do governo Dilma, todas de acordo com o PSDB, que atacam direitos como aposentadoria, redução dos salários via Programa de Proteção ao Emprego (PPE), restrições na garantia de benefícios como o seguro desemprego, etc

Na litorânea, fui assistir a um show dentro da programação cultural do SESC, e ouvi um dos manifestantes presentes no ato dizer: "esse ato não é contra os pobres, mas estamos cansados de pagar impostos". Ou seja, confirma que era um ato dos ricos, mas, repito, legítimo. Como assim, cara pálida? Quem mais paga impostos nesse país são os trabalhadores. O imposto no Brasil é regressivo. Uma medida importante seria a taxação das grandes fortunas, mas isso, logicamente, não é bandeira de atos como esse.

Por fim, achamos que atitude mais correta dos partidos que fazem parte da verdadeira esquerda (PCB, PSTU, PSOL em sua grande maioria) além das centrais sindicais, é fazer um ato contra as medidas do governo Dilma e os demais partidos da direita tradicional como DEM, PMDB, PSDB e afins. Esses atos devem ter independência política e não sair em defesa do governo. Devemos levantar a bandeira do Fora Renan, Fora Cunha e todos os corruptos deste país. É necessário que os trabalhadores entendam que não podemos marchar ao lado dos ricos contra Dilma, pois nossos propósitos e clamor são diferentes dos deles. Por outro lado, não devemos dar apoio ao governo Dilma, que está dificultando a vida do povo pobre com medidas que consistem em claro ataque à classe trabalhadora. (retificado em 19/08/2015 às 8:00h e 40min)

Nenhum comentário:

Postar um comentário