sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Direção do SINDSALEM recua para favorecer Direção da Assembléia Legislativa


Joana Presidenta do SINDSALEM e Arnaldo Melo presidente da ALEMA

Ontem (1ª de setembro/11) aconteceu uma Assembléia Geral para rediscutir uma proposta, antes aprovada por maioria, sobre a ida do Sindicato dos Servidores da Assembléia Legislativa-SINDSALEM, junto ao Ministério Público Estadual para cobrar da Mesa Diretora Assembléia Legislativa do Maranhão - ALEMA a realização de concurso público. Infelizmente a atual Direção do SINDSALEM começa a se ajoelhar perante a direção da casa quando defendeu que não se vá ao Ministério Público cobrar concurso público. Abaixo publico uma matéria da jornalista Aline Louise que foi noticia no Jornal imparcial de hoje:

ALINE LOUISE

Em Assembleia Geral, o Sindicato dos Servidores da Assembléia Legislativa do Maranhão resolveram remover a resolução que enviaria um pedido de representação ao Ministério Público com a intenção de que o órgão provocasse a Casa a realizar novo concurso público. Depois de 2h30min de discussão, a reunião acabou com placar favorável à retirada da decisão anterior.

O placar foi 14 votos a 38, após uma reunião demorada e com exaltação de opiniões. Na ocasião, foram apresentados além da discussão do requerimento ao Ministério Público, uma moção de repúdio de um setor do sindicato que era a favor da manutenção do acionamento do MP.

Apesar de ter voltado atrás, o Sindicato aprovou a idéia de que deve continuar lutando pela realização de concurso público para contratação de servidores para a Casa, mas sem explicitar os métodos que serão utilizados.

“Queremos concurso, mas também garantir segurança às famílias que correm risco de perder seu vínculo,” disse pouco antes da votação a presidente da classe, Joana Araújo. Ela informou ainda que a diretoria do Sindsalem vai marcar uma audiência com a Mesa Diretora da Casa para reivindicar mais concursos públicos.

Durante a discussão, muitos servidores estáveis do parlamento demonstraram ser contra o acionamento do MP por receio de que sejam prejudicados com a realização de novos concursos. No entanto, por terem proteção constitucional, tais servidores têm estabilidade de carreira juridicamente garantida.

Assunto batido

Os opositores, que estavam a favor da ação do Ministério Público na Casa, pediram uma moção de repúdio à diretoria do sindicato, por ter colocado em segunda votação uma matéria que já havia sido deliberada em Assembléia anterior. O pedido também foi rejeitado.

Em 16 de agosto, o Sindsalem se reuniu para deliberar sobre o pedido ao Ministério Público e, naquela ocasião, decidiu acionar o órgão para intervir na Casa. A reunião foi convocada através de lista de assinaturas dos sindicalizados e não pela diretoria. Depois da decisão, a diretoria convocou outra Assembléia Geral, em menos de 15 dias, para rediscutir o assunto.

A Assembléia Legislativa possui, hoje, 496 servidores estáveis, dentre eles, 19 concursados. Os demais são remanescentes do período anterior à Constituição de 1988 e têm o cargo assegurado por lei. Desde que fundado, o parlamento só realizou um concurso público, em que foram aprovadas 40 pessoas em 2004.

2 comentários:

  1. Noleto,
    Tudo bem sobre o teu comentário acima. Não concordo quando afirmas que a direção do SINDSALEM começa a se ajoelhar junto à direção da ALEMA.É mentira tua até porque tu não podes afirmar tal sentença em virtude de não conheceres a tradição das pessoas que compõem esta diretoria. Neste caso estou me defendendo por fazer parte da mesma e não tens como provar tal afirmativa até porque não me conheces, nem a minha família.
    Sugiro que procure conhecer melhor as pessoas e os seus princípio antes de fazer alusão ou comentário sobre as mesmas.
    Grato,
    Uziel Azoubel-Vice-Presidente/SINDSALEM

    ResponderExcluir
  2. Caro Uziel não fiques tão raivoso comigo. A traição de uma diretoria não passa pelo aspecto familiar, mas a atitude prática desta direção. As ações da atual diretoria, expressa no último episódio da nossa assembleia geral, é aprova de que precisas para o que afirmo. Tu mesmo é sabedor do que digo.Não chame a carapuça pra ti.
    Grato, Noleto.

    ResponderExcluir