quinta-feira, 27 de junho de 2013

OPLEBISCITO ELEITORAL PODE SER UMA FARSA


   As lutas no mundo inteiro estão provando que quando os trabalhadores, a juventude e setores da classe média lutam para muda sua vida sem um programa social definido ou quando aposta todas as suas fichas na solução dos problemas nas daqueles que eles mesmos reclamam o avanço é mínimo. Também é verdade que a classe dominante, nos momentos de crise, sempre apresenta propostas que a façam perder somente os anéis para deixar os dedos intactos.
                Penso que esses elementos podem estar em curso. Na reunião com sindicalistas foram reapresentadas várias propostas como Redução da Jornada de Trabalho, fim do Fator Previdenciário, fim dos leilões das reservas de petróleo, etc. Tal reunião só aconteceu, pois o governo tenta evitar a greve geral convocada, por todas as centrais para o dia 11 de julho. Ao sair desta reunião o Sindicalista Pelego e Deputado Federal pelo PDT Paulinho Pereira disse que Presidenta Dilma estar somente jogando para a plateia.

                Outro clamor das ruas que pode não ser atendido, como se espera, é a tal reforma politica eleitoral. As principais propostas apresentadas, na visão deles, serão levadas a um plesbicito apenas consultivo, o que implica dizer que os Deputados e Senadores não serão obrigados a se submeterem ao resultado que virá das urnas.

                Além do mais algumas propostas que venham democratizar mais a disputa eleitoral me parecem que estão longe de acontecer. Por exemplo, em relação ao tempo de TV acho que o tempo para as candidaturas majoritárias deveriam ser divididos por igual apenas para os partidos que encabeçam a chapa (Presidente, Governador ou Prefeito), isto já restringia a criação de partidos que são utilizados apenas para vender seu tempo de televisão; outro elemento importante seria acabar com a restrição da participação, em debates nos meios de comunicação, a partidos que não tenha representação parlamentar; também deveria ser obrigatório a todos os candidatos majoritários a participarem em debates eleitorais sob pena de ter sua candidatura indeferida.
                Um dos principais jurista envolvido na Reforma Eleitoral é o Maranhense Marlon Reis. Os Movimentos Sociais do nosso Estado devem urgentemente organizar um debate publico com o nosso jurista e poeta para que ele possa detalhar melhor o projeto que estar sendo proposto e sua impressão sobre esse Plebiscito, já que ele participou da reunião, sobre o tema, com a presidenta Dilma.
(revisado as 08:47h da mesma data)

Nenhum comentário:

Postar um comentário