sábado, 21 de junho de 2014

MARCO SILVA, UM GÊNIO DE ALMA SIMPLES!



Escrito pelo Professor Hertz Dias
Há mais de 10 anos guardo comigo o desejo de escrever a biografia de Marcos Silva, porém cheguei à conclusão que minha capacidade intelectual se apequena perante a rica trajetória histórica desse homem. No entanto, de tão feliz que fiquei ao saber que o mesmo aceitou sair como candidato ao Senado pelo PSTU-MA, resolvi arriscar algumas linhas.
Marcos Silva é antes de tudo um intelectual orgânico da nossa classe com enorme capacidade para analisar a conjuntura e tirar a política mais correta. É impressionante, mas ele dificilmente erra! Se fosse um cristão, seria considerado um profeta.
Nos debates, vi por várias vezes o simples Marco colocando a arrogância de muitos marxistas de cátedras no chinelo. Os liberais, então, diziam “te arreda”! Muitos perguntavam: ele é historiador, sociólogo ou cientista político? Não, ele era simplesmente um peão com um velho diploma do antigo segundo grau no currículo. Só agora, com quase 50 anos, reuniu condições de frequentar os bancos das universidades, mas, continua simples, presos as amizades simples e apegado as coisas mais simples do mundo. Talvez, por isso, consiga explicar, com paciência e simplicidade, fenômenos políticos complexos.
Adoro conversar sobre política e outros assuntos quando ele está por perto. Aprendi muito conversando ele. Só achava meio chato quando ele queria me convencer a entrar no PSTU. Eu sempre fui muito escorregadio e ele sem muito traquejo para me convencer.
Vi de perto o seu sofrimento quando ficou 10 anos sem emprego formal. Parece brincadeira, mas Roseana Sarney teve que fechar a empresa que Marco Silva trabalhava para acabar com as atividades políticas do sindicato que ele e outros trabalhadores dirigiam. Financeiramente quebrado, passou a ser assediado tanto pela direita quanto pelos reformistas. Era só abrir mão do PSTU para garantir a sobrevivência em um patamar superior ao que tinha antes. Teimoso, como todo bom revolucionário, preferiu ficar no PSTU numa época em que ser socialista era tão rarefeito quanto chuvas no deserto.
Fracassado o assedio, vingou os ataques. Durante muito tempo a oligarquia associou a pessoa de Marco Silva a de um “político” louco, homem zangado que não entendia nada de política e só sabia criticar! Foi preciso “comer tapado” para ser digerido pela história. Agora entendo melhor porque Trotsky dizia que os gênios são tão raros no capitalismo. Quantas almas geniais não são esmagadas todos os dias entre os trabalhadores? Eu, particularmente, nunca vi suas lágrimas caírem em minha frente, mas sei que caíram.
Muitos tentam negar a sua história. Alguém sabe, por exemplo, de quem foi a idéia de reocupação da área que hoje conhecemos com Cidade Olímpica, uma das maiores ocupações de solo urbano da América Latina? Marco Silva não só propôs a reocupação como enfrentou às bombas e balas da PM de Roseana Sarney. Para ela, não bastava eliminar com o sindicato, era preciso eliminar o homem e quebrar com o partido.
Antes de completar 30 anos me falou que tinha preocupação com os cabelos brancos, porque os revolucionários grisalhos eram tão raros em nosso meio, geralmente depois dos 30 deixavam de ser revolucionários. Hoje, Marco Silva é a prova viva de que a maldição dos pelegos não estava nos cabelos, mas na força do pensamento liberal que tingia de pessimismo as mentes de milhares de militantes na reacionária década de 1990. Passado tanto tempo, vejo que sua cabeça só não ficou mais branca por culpa da calvície. Já sua convicção política, está mais vermelha do que nunca!
Meu camarada, vou ficar por aqui senão vou acabar escrevendo um livro de tanta lembrança linda e emocionante que me vem a mente ao tentar falar de você, mas como disse no início do texto, não me sinto competente suficiente para executar uma tarefa tão nobre quanto essa.
SOU GRATO POR SUA HISTÓRIA, MEU GRANDE CAMARADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário