terça-feira, 27 de julho de 2010

PEQUENA NOTA SOBRE ALTA DOS JUROS


O Partido de Lula (PT) e o de Serra (PSDB) vivem se digladiando sobre quem controla melhor a taxa de Juros. Tentam passar para a população que os problemas da economia e da melhoria do nosso povo estão centrados na taxa de juros. Se pegarmos os valores da taxa de longo prazo nos oito anos de FHC e os quatro primeiros de Lula veremos que esta discussão é falaciosa.

A época de FHC no ano de 1995 a taxa de juros de longo prazo era de 55,55% foi caindo até atingir em 2002 o índice de 19,10%. Já no primeiro ano de Lula (2003) ela subiu pra 23,29% terminado o seu governo, em 2006, a taxa chega a 17, 21%%. Hoje a taxe de juros está num patamar inferior a dez por cento, e nem por isso a vida de nosso povo estar melhor.

Isto implica dizer que, se não é totalmente inverdade, a redução da taxa de juros não é a grande vilã da nossa economia. O Japão, num passado recente, ficou mais de dez anos com taxa de juros negativa. O grande problema da economia capitalista é que ela convive constantemente com sua crise cíclica, advinda da permanente redução da taxa de lucro do capital. Para resolver este problema os capitalista vão sempre atacar os direitos dos trabalhadores e levar a humanidade cada vez mais para o caminha da barbárie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário