sexta-feira, 9 de julho de 2010

PERFIL FORMAL e POLÍTICO DO CANDIDATO A SENADOR DO PSTU





Nome: Luiz Carlos Noleto Chaves (conhecido por todos como Noleto)
Naturalidade: Bacabal – MA
Nacionalidade: brasileiro
Nascimento: 18/04/63 (47 anos)
Escolaridade: graduado em Ciências Econômicas – UFMA e formado em ELETRICISTA pelo SENAI
Estado Civil: casado e pai de 04 filhos
PERFIL POLÍTICO DO CANDIDATO

Iniciou sua militância política aos 25 anos, na época em que trabalhava como eletricista da ALUMAR, no movimento dos trabalhadores metalúrgicos, onde foi vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), vice-presidente da cooperativa de crédito dos trabalhadores da ALUMAR, 1º vice-presidente do sindicato dos trabalhadores metalúrgicos e diretor da CUT – MA.

Na sua militância sindical encabeçou várias lutas dentro da ALUMAR na defesa dos direitos dos trabalhadores, tais como: insalubridade (que, aliás, até hoje não é paga), periculosidade para os eletricistas (inclusive move uma ação judicial contra a ALUMAR no sentido de garantir o direito que já perdura mais de 20 anos). Devido a essa atuação, após 10 anos de serviços prestados, teve seu contrato suspenso, mesmo sendo dirigente sindical, o que acabou redundando em sua demissão definitiva. Neste intervalo, encabeça a oposição sindical, denominada MOMETAL, haja vista que a diretoria daquele sindicato mantinha e mantém relações escusas com a direção da ALUMAR. Esses fatos levaram-no a ser impossibilitado de exercer sua profissão durante um longo tempo, pois a empresa iniciou um verdadeiro processo de perseguição aos trabalhadores da oposição sindical.

Diante disso, ingressou na Universidade Federal do Maranhão, no curso de Matemática inicialmente, abandonado logo em seguida. Em 1993, ingressa no curso de Ciências Econômicas da mesma Instituição. No entanto, devido à necessidade de trabalhar, tranca sua matrícula para se deslocar, primeiro, a Porto Velho, e posteriormente a São Paulo onde permaneceu até 1996, retornando a São Luís. Nesse seu retorno, envolveu-se no Movimento Estudantil, vindo a encabeçar várias lutas em defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade Social, principalmente com as sucessivas investidas do governo FHC em privatizá-la, chegando a compor a diretoria do DCE- UFMA, durante a gestão 2001-2002.

Em 2004 gradua-se em bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão. Mais recentemente participou ativamente na luta contra os ataques a meia-passagem promovidos pelos “patrões” e encaminhado pelo atual prefeito de São Luís, Tadeu Palácio. No final de 2004 candiatou-se a uma vaga de Economista para a Assembleia Legislativa do Maranhão sendo aprovado em primeiro lugar. Depois de dois anos de trabalho organizou a sua categoria e juntos fundaram o SINDSALEM Sindicato dos Servisores da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Atua também na formação política como monitor do Instituto 13 de Maio.

Durante essa trajetória de lutas, filia-se ao Partido dos Trabalhadores em 1992, rompendo logo em seguida para fundar o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado. Desde então é militante e dirigente dessa organização em São Luís. A partir daí, seu nome durante diversas vezes foi indicado pela militância do Partido a representá-lo em vários processos eleitorais: Senador (1998), Vereador (2000) e Vice-Governador (2002) e candidato a Prefeito de São Luís-MA em 2004, Vice-Governador (2006 )e novamente Vereador (2008).

É por toda essa trajetória ao lado das lutas dos trabalhadores e da juventude socialistas, que novamente toda a militância do Partido o indica a representá-lo no processo eleitoral mais importante para a história do PSTU, na qualidade de candidato a SENADOR com número 163 para ajudar a transformar esse Estado e colocá-lo a serviço de toda a classe trabalhadora e juventude socialista.
O mote principal da sua campanha para o SENADOR é discutir com a sociedade a necessidade do FIM DO SENADO. Acredita que a manutenção do sistema bicameral é nocivo para o avanço da verdadeira democracia em nosso país. No futuro entende que, através da revolução socialista, avançaremos para a construção dos conselhos populares e o fim em definitivo das instituições de representatividade burguesa tipo, Câmara de Vereadores, Assembléia Legislativa e Câmara Federal

Um comentário:

  1. Paulo da IPconect conseque liderar as pesquisas com pura simpatia e trabalho.
    Em ultima pesquisa feita pelo Jornal Folha do cerrado, Paulo de Balsas mais conhecido por Paulo da IPconect candidato pela primeira vez a Deputado Estadual, surpriendeu com mais de 50% das intenções de votos de Balsas. Ele tem a seu favor ser bastante popular pelos inúmeros projetos e trabalhos prestados na região sem nunca ter tido nenhuma vinculação política anteriormente, ele tem em massa o apoio de toda comunidade virtual , toda juventude, empresários, agro pecuaristas da região, e mais um detalhe... o apoio absolto de todos os diretórios do PSL do Centro e Sul do Maranhão que são mais de 40 municípios, que ele pessoalmente ao assumir a delegacia estadual do partido, articulou e inovou para o PSL , e por incrível que pareça colocando, somente Professores, empresários, lideres estudantis, agro pecuaristas, comerciantes e lideres comunitários sem nenhum vinculo político colocando no partido somente pessoas que realmente se preocupam pelo bem comum da sua cidade. Me parece que ele vai nova revelação política do Maranhão….
    O site dele esta com um numero incrível de visitas …. http://www.paulo.net.br

    ResponderExcluir