terça-feira, 16 de outubro de 2012

SOBRE O CONCURSO PÚBLICO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO

Mural de azuleijo nas dependencias internas da ALMA

A investidura no serviço publico, via concurso publico, deveria ser um fato corriqueiro em nosso país. A partir da Constituição de 1988 essa prática acentuou-se. No entanto, em alguns órgãos isso anda a passos lentos. Na Assembleia Legislativa do Maranhão - ALMA (que existe há mais de 176 anos) até hoje só houve um concurso publico. Á época passaram aproximadamente 40 pessoas. Desses só existem eu e mais 17 servidores.

Nestes seis anos nós, servidores concursados e estáveis, vimos dando uma batalha junto a Direção da Casa para a realização de um novo concurso para preenchimento de novas vagas. Ao assumir pela primeira vez a Presidência da Casa o Deputado João Evangelista prometeu realizar um concurso e , além de não fazer, ainda dificultou a entrada dos que já haviam sido aprovados. Foi preciso que um grupo de oito concursados entrasse na justiça para que o referido Deputado nos empossasse.

O atual Presidente da ALMA, Deputado Arnaldo Melo, tal qual João Evangelista, assumiu falando em realizar concurso público e até o momento isso não se concretizou. Existem pelo menos 80 vagas a serem preenchidas. Segundo a Direção do RH as coisas estão encaminhando para que o Edital do Concurso saia até o final do mês de Novembro. Porém essa conversa já estar posta desde o começo do ano. A Direção do nosso Sindicato precisa retomar a mobilização no sentido de fazer valer o acordado na mesa de negociação. Por outro lado, é importante que outros setores da sociedade pressionem no mesmo sentido.

4 comentários:

  1. Caro Noleto, essa vagas a que você se refere são para quais cargos em sua maioria? Somente de assessores ou existem vagas também para Tecnologia da Informação, que é minha área?

    Abraço, Ueider Moraes.

    ResponderExcluir
  2. caro Ueider Moraes existem em torno de mais 80 vagas para ensino médio e Superior. Não sei se alguma especifica para a sua area, atéporque conseguimos colocar um nome na Comissão, mas eles nunca marcaram uma reunião da Comissão. Nela poderiamos estar discutindo e dando sugestões. Em todo o caso o importante é divulgar para pressionar. Desculpe a demora em postar eu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog Luiz. Estou muito interessada no concurso para Analista Legislativo, em processo legislativo.

    Vou acompanhar por aqui as novidades.

    ResponderExcluir
  4. Noleto, esta é a ressaca do neoliberalismo aplicada ao serviço publico lembra da demissão voluntária, do servidor emprendedor, há uma necessidade urgente de concursos, agora é uma vergonha os concursos do estado, enquanto tem 2 mil vaga para Pm, que futuramente estará massacrando a população mais vulnerável, em total descompasso com o "processo democrático"tem só 8 vagas pra perito, 150 para investigador de policia entre outros e o Sec. Fabio Godim vive arrotando que com o novo e velho plano mais de 20 mil pessoas estarão ápitas a se aposentar. Acho que o sindicato de vcs tem de provocar o ministerio publico para forçar realizar o concurso e com a demanda necessaria para o bom funcionamento da casa de fantasma. Abraço Martins

    ResponderExcluir