terça-feira, 29 de julho de 2014

UM LUTADOR QUE NÃO SE RENDE: MARCOS SILVA – CANDIDATO A SENADOR PELO PSTU.

Marcos Silva na comunidade do São Raimundo em campanha para prefeito de São Luís-MA 2010
 Este blog fará uma serie de matérias sobre os perfis dos candidatos a cargos majoritários do PSTU no Estado do Maranhão. Será uma forma de mostrar para os E-leitores as candidaturas formada por trabalhadores e lutadores sociais. Começamos pelo nosso companheiro Marcos Silva, um dos fundadores do PSTU e atual candidato a Senador- 163:

Marcos silva, maranhense da cidade de Bacabal tem 48 anos de idade dos quais mais da metade dedicado à luta social. Em 1986 na função de eletricistas industrial foi eleito para representar os trabalhadores da empresa a qual trabalhava na comissão Interna de prevenção de acidente (CIPA), posteriormente em 1987 é escolhido para ser presidente do conselho fiscal da Associação dos profissionais nas indústrias de carne e laticínios do Maranhão. Em 1989 é eleito para presidente do sindicato de sua categoria profissional e reeleito por mais um mandato 1992 a 1995, neste período também exerceu o cargo de secretario de organização da Central Única dos Trabalhadores (CUT).  Em 1995 deixa a presidência do sindicato dos trabalhadores nas indústrias de carnes e laticínios e passa a se dedicar a formação sindical com a marca de um sindicalista combativo, classista e de luta por uma sociedade justa e igualitária, após uma dura batalha contra as privatizações do governo Lobão e de Roseana Sarney.

 Marcos Silva sofre um duro golpe e é demitido pelo governo de Roseana Sarney em fevereiro de1997, então o mesmo passa a organizar os comitês de desempregados para trabalha na requalificação profissional de seus companheiros demitidos pelo processo de privatização de Roseana Sarney e FHC bem como a luta pelo recebimento dos passivos trabalhistas. Na área profissional passa a trabalha no setor de elétrica e refrigeração de forma autônoma e em 2007 começa a trabalhar no setor de saneamento básico através de um concurso realizado para a CAEMA, assim logo inicia uma luta pela valorização dos trabalhadores e moralização da CAEMA através da universalização do saneamento básico.  A partir dessa época Marcos silva se dedica a luta em defesa do saneamento ambiental e se gradua no curso de bacharel em serviço social e licenciatura em historia, além de se pós graduar em historia e cultura afro-brasileira.

No campo eleitoral Marcos Silva foi candidato a prefeito de São Luís em 1996, 2000 e 2012, a vereador em 2004 e a governador em 1998, 2002, 2006 e 2010. Sempre na luta por uma sociedade justa e igualitária no combate permanente a oligarquia Sarney e seus satélites, com um perfil de esquerda classista e socialista, Marcos silva foi da direção municipal do PT rompendo em 1993 para se juntar aos companheiros e companheiras da frente única revolucionaria na luta pela construção de um partido socialista revolucionária que originou o movimento PRO PSTU com a criação do partido em 1994 participando do congresso de fundação do PSTU na cidade São Paulo.


Como define o mestre Hertz Dias em uma musica: “Marcos silva camarada lutador das antigas, eletricista comunista não se vende e não se rende, para oligarquia não da trégua, Marcos Silva sempre foi contra burguês”. Atualmente Marcos silva se dedica ao serviço social de forma voluntária e a luta em defesa da universalização do saneamento ambiental e é pós graduando em gestão e politica de serviço social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário