quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Donos de bancos desrespeitam a população e os trabalhadores



Do Jornal Vias de Fato


Os bancários em greve todo o Brasil responsabilizam os banqueiros e o Governo Federal pela paralisação que se arrasta por mais de uma semana. Em cinco rodadas de negociações os donos de bancos recusaram todas as propostas dos trabalhadores. Isto, apesar de uma lucratividade bilionária que os bancos do país tiveram nos últimos anos. A paralisação pressiona por nova negociação e propostas da Fenaban (federação Nacional dos Bancos) e do Governo Federal, responsável pelos bancos públicos.

No dia 11/08, a pauta de reivindicações foi entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). De lá para cá tiveram cinco rodadas de negociação. Em uma delas, dia 14/09, os bancos assumiram o compromisso de apresentar uma proposta completa na reunião seguinte, dia 22/09. Entretanto, o índice oferecido de apenas 4.29%, foi considerado vergonhoso pelos bancários de todo país, pois não repõe a inflação acumulada de 01/09/09 a 31/08/10, medida pelo DIEESE que ficou em 5.15%; muito menos considera as perdas salariais dos bancários, acumuladas desde 1994, que ultrapassam 23% nos bancos particulares e 80% nos públicos.

O lucro dos bancos no primeiro semestre/2010 cresceu, em média, 32% em relação ao ano passado. Isto equivale dizer que, a cada três anos uma instituição financeira tem capital para comprar outra do mesmo porte.

Os prejuízos com a falta de atendimento à população são parte da luta dos trabalhadores para trazer benefícios aos clientes e usuários. Na pauta de reivindicação dos grevistas, mais contratação de bancários para atender melhor a população, o respeito à lei das filas e o fim das altas taxas e tarifas que engordam, e muito, o lucro dos bancos. Se a categoria não parar para protestar contra esse desrespeito aos trabalhadores e a população, os patrões continuarão ignorando as péssimas condições de trabalho dos bancários e o péssimo atendimento aos clientes e usuários.

Este movimento de greve é importante para pressionar os banqueiros a apresentarem uma proposta descente aos trabalhadores, e, dessa forma, causar menos transtornos aos bancários e a população em geral. Hoje, estará sendo feita uma passeata no centro de São Luís. A concentração acontece a partir das 15h30min na Praça João Lisboa.


Com informações do Sindicato dos Bancários do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário