segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O RESULTADO DAS ELEIÇÕES E A COMPRA DE VOTO





As eleições no Estado do Maranhão chegaram ao final e como era de se esperar a maioria dos deputados eleitos, tanto a nível federal como estadual, os senadores e da governadora Roseana Sarney só confirmam o que vimos afirmando todos estes anos: a disputa era contra o poderio econômico e infelizmente também contra a cultura da compra de voto por parte da maioria do nosso povo.



Se pegarmos os principais deputados estaduais e federais eleitos no Maranhão dentro dos principais grupos que disputaram as eleições esta análise se confirma. Ricardo Murad, Cutrim, Gardênia Castelo, Gastão Vieira, Nice Lobão, Cléber Verde entre outros. Os que estes senhores e senhoras disseram mesmo que possa contribuir para o avanço da melhoria do nosso povo. Respondo: nada. Os que eles tinham era uma imensa grana confiscada do setor público tanto de forma direta como indireta. Esta grana encontrou uma parte do nosso povo com grandes necessidades materiais e outros setores da classe média acostumados a vender votos em troca de gasolina. Esta mesma análise vale para os votos de governador e senadores.


Esta reflexão ela tem fundo de verdade, pois vivencio isto desde 1998 quando disputei pela primeira vez uma eleição para o Senado em nosso estado. Por várias vezes fui instigado por eleitores afirmando que votaria em mim se eu lhe desse algum beneficio material. De imediato eu respondia: meu caro só eu que não quero teu voto. Tentava convencê-lo de quanto é prejudicial à alimentação desta prática para os destinos da humanidade e, em particular, para a vida imediata da comunidade. Na Maioria das vezes eu era voto vencido e ele me dizia que ia procura quem comprasse o seu voto.



Por este motivo é que nós do PSTU somos gratos aos 14.685 eleitores que votaram em Marcos Silva, os 21.944 que votaram em Claudicéa Durans, os 17.818 que votaram em mim (Noleto), os 3.884 que votaram em Eloy Natan, os 2.083 que votaram em Ramon Zapata e os 84.609 que votaram no companheiro Zé Maria. Sabemos que esses eleitores votaram devido ao seu elevado nível de consciência de classe e, em nenhum momento, esperaram ajuda material em troca deste gesto de confiança em nosso partido e na nossa luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário