domingo, 30 de maio de 2010

OS “GIGANTES” ANUNCIAM SÃO MARÇAL



Neste mês de junho a maioria dos povos do Planeta espera pelo início da copa do mundo. Em São Luís, uma pequena ilha do Nordeste brasileiro, além da copa, espera-se o dia de São Marçal. Este dia é o encerramento da maior festa popular desta encantada ilha: os festejos juninos. São várias atrações, que vão das tradicionais quadrilhas, passam pelo Tambor de Crioula, Cacuriá, quadrilhas, entre outras. No entanto, a mais empolgante de todas são os grupos de Bumba Boi.
Alguns têm tradição centenária, como o Boi da Maioba. Outros, com idade próxima deste, também têm um peso na tradição: Boi de Maracanã, Pindoba, Iguaíba, Juçatuba, etc. Tudo tem início, ainda que não de forma oficial, e com um tempo muito reduzido, no “Encontro de Gigantes”. Trata-se de uma reunião dos maiores cantadores de Boi da Ilha. Berra-se nos quatro cantos da ilha que o tal encontro partiu de uma idéia do cantor e compositor Roberto Rice. Antigamente esta reunião acontecia em baixo da Ponte Bandeira Tribuzzi. Não é comum você ouvir no mesmo espaço cantadores como Chiador (Boi de Ribamar), Chagas (Boi da Maioba), Umberto (Boi de Maracanã) e outros mais. Após entender o reclame dos moradores o encontro mudou para a Praça Maria Aragão. Neste ano aconteceu na última sexta-feira (28).
Dado o ponta pé inicial, só resta agora esperarmos os primeiros dias de junho para seguirmos os batalhões pesados da ilha. As matracas e pandeirões vão ecoar pelos bairros da cidade. Vamos brindar ainda com os Bois de Zabumba, alguns da capital e outros do interior do Estado. Já chegando no final do mês duas importantes datas são aguardadas: o encontro dos Bois no Largo de São Pedro e, no último dia do mês, a festa de São Marçal no bairro do João Paulo. Este encontro, antes reprimido pela polícia, hoje faz parte da programação oficial do municipal, porém não oficial para os brincantes, já que não se submetem as regras de horário de entrada ou saída estimuladas pelo poder público para cada grupo de Bumba Boi.
Depois da passagem do último Boi na Avenida São Marçal todos voltam felizes para suas casas a espera do próximo encontro de Gigantes e, neste ano em particular, de preferência com o caneco da copa do mundo não mão da seleção brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário