domingo, 1 de agosto de 2010

DIREÇÃO DO SINDEDUCAÇÃO ATROPELA DECISÃO DA CATEGORIA E VENDE “O FIM DA GREVE” PARA CASTELO.


Nota do Gt de Educação da CONLUTAS

Ontem, 31 de julho, aconteceu a assembléia dos professores da rede municipal de ensino para apreciar a proposta de acordo realizado entre a prefeitura e a direção do sindicato. Tudo indicava que viria um golpe, pois as últimas rodadas de negociações foram realizadas as escondidas e sem a participação dos representantes de base escolhidos pela categoria.

Apesar da tímida divulgação, quase quinhentos professores se deslocaram até a sede do sindicato, onde foi realizada a assembléia. Muitos não conseguiram sequer entrar devido à falta de espaço. Os primeiros 15 minutos foi concedido a um pastor, que pregava, tendenciosamente, o respeito às autoridades, por que, segundo ele, todas autoridades são escolhidas por Deus. Até carro da prefeitura foi visto na porta do sindicato “descarregando” supostos professores para participar da assembléia.

Na entrada uma folha de assinatura em que qualquer um poderia assinar sem apresentar qualquer documento. Em seguida recebiam dois cartões, um verde, para votar a favor do acordo, e um amarelo, pela rejeição do mesmo. A medida que a direção apresentava o acordo, a categoria se indignava, principalmente com a não concessão de mais nenhum centavo do reajuste salarial. Por outro lado, a direção chegou ao cúmulo de desligar o microfone durante as intervenções dos professores que eram contra o acordo. Desesperados, resolveram encaminhar votação pedindo a todos que levantassem os cartões ao mesmo tempo.

Apesar da confusão generalizada que se formou, ficou notório que a maioria dos cartões eram amarelos. A direção negou-se a contá-los e anunciou que o acordo foi aprovado e que a greve estaria encerrada. Em seguida desligaram o som e se retiraram do recinto vaiados por cerca de duzentos professores que permaneceram no local para decidir os rumos do movimento grevista.

A direção, que sempre se negou a divulgar a greve na imprensa alegando falta de recursos, não perdeu tempo para lançar notas na imprensa para divulgar o seu encerramento . Ficou claro que assim como João Castelo comprou 18 vereadores para aprovar os 8% rejeitados pela categoria, agora foi a vez da direção do sindicato, NÃO EXISTE OUTRA EXPLICAÇÃO. Na segunda-feira, dezenas de professores se reunirão na sede do sindicato para tentar reverter à situação. O fim da greve nessas condições será desmoralizante para categoria que estava a poucos passos da vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário