quarta-feira, 23 de junho de 2010

NOTA DO PSTU SOBRE A FRENTE DE ESQUERDA NO MARANHÃO





Em meados de 2009 nacionalmente o PSTU apresentou a proposta de uma frente de esquerda para as eleições envolvendo o PSOL e o PCB. Entretanto, não foi possível o entendimento sobre a questão programática e em relação aos critérios para construção de uma frente classista e socialista. Frente a esta situação é que lançamos a candidatura de Zé Maria para Presidente e Cláudia Durans para a vice-presidência.


Em nosso Estado, vivemos uma crise política que se abriu no último período e passou por cima dos ritos institucionais criados pela própria burguesia. Um pouco mais de dois anos depois da derrota eleitoral da oligarquia Sarney, o TSE decide pela cassação do governador eleito Jackson Lago (PDT) e pela posse da segunda colocada Roseana Sarney (PMDB).


Roseana, ex-líder do Governo Lula no Senado arrebata o apoio dos antigos oposicionistas do PT estadual que ganham algumas secretarias de governo e obtém após intervenção do Diretório Nacional do partido a entrada do PT na sua campanha à reeleição em 2010, invertendo decisão estadual que dava apoio ao candidato do PC do B, Flávio Dino.


Diante de tal situação, PSTU, PSOL e PCB começam a discutir a possibilidade de se construir uma frente de esquerda no Maranhão para enfrentar Roseana e Jackson e a pseudo esquerda representada por Flávio Dino, do PC do B, partido aliado histórico do sarneysmo no Estado. E mais do que isso construir uma frente política para as lutas presentes e as que virão contra os patrões e seus governos.

Nós do PSTU, estivemos sempre dispostos a construir uma frente que apresentasse um programa de esquerda, socialista e que se apresentasse como oposição de verdade a Roseana, Jackson e Dino e no campo nacional acabar com a falsa polarização Dilma/Serra. Para isso apresentamos a candidatura do companheiro Marcos Silva para encabeçar esta frente, representando estes 16 anos de luta em que nosso partido esteve sempre com suas bandeiras na luta contra a Oligarquia sarney e o lulismo, e abrindo mão das nossas candidaturas a vice e ao Senado para os demais partidos.


Infelizmente não foi possível até o momento firmar um entendimento para a formação de uma frente eleitoral entre os três partidos, permanecendo apenas o entendimento para a construção de uma frente política para as lutas que ocorrerão em nosso Estado independentemente de qual seja o governo. Desta forma, não havendo a formação da Frente de Esquerda o PSTU apresenta as candidaturas do companheiro

operário Marcos Silva para governador; do professor e militante movimento negro Hertz Dias para vice, Noleto e Claudicéa Durans para o senado; Ramon Zapatta e Eloy Natan para deputado estadual e federal respectivamente.


Ao conjunto dos trabalhadores e da juventude, assim como fizemos desde 1994, apresentaremos nosso programa classista que propõe uma radical transformação da sociedade para a construção de um mundo socialista sem explorados e sem exploradores, sem oprimidos e sem opressores. Só a luta muda a vida!

São Luís, 22 de junho
Direção do PSTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário