terça-feira, 8 de junho de 2010

VEM AÍ A FRENTE DE ESQUERDA SOCIALISTA




Nas últimas eleições alguns partidos com verniz de esquerda e socialista vem se apresentando nas eleições em nosso país e no maranhão. Entre estes constam: PT, PC do B, PPS, PSB, e PDT. Nas últimas eleições estes partidos, além do PSDB, aqui no Maranhão, compuseram a chamada Frente de Libertação. Ao iniciarem seus governos verificou-se que não queriam libertar ninguém, pois continuaram aplicando os mesmo métodos da família Sarney: ataque aos direitos dos trabalhadores e cooptação de dirigentes sindicais e uma parte de seus secretários estão sendo denunciados por corrupção.

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU, desde 1994 do século passado, apresenta candidaturas ao governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura de São Luís denunciando estes partidos e seus dirigentes, incluindo os partidos da base do Sarney (DEM e PMDB). Antes da existência do PSOL o PSTU sempre saiu sozinho, pois entendeu que não era possível fazer aliança com pseudo-esquerda. Com o nascimento do PSOL, os militantes do PSTU tentaram realizar alianças no campo eleitoral, mas não obtiveram sucesso, apesar de já marcharem juntos nas lutas do dia a dia aqui no maranhão e em várias partes do nosso país.

A realidade mudou e hoje estar em curso um debate entre PSOL, PSTU e PCB que pode levar a conformação de uma frente da verdadeira esquerda aqui no maranhão. A conformação desta frente se dará em base a um programa socialista e classista. Irá cumprir o papel de em primeiro lugar alertar aos trabalhadores que não queremos mais a oligarquia Sarney de volta ao poder; da mesma forma iremos dizer que a candidatura de Jackson Lago do PDT em aliança com o PSDB não é a saída para os trabalhadores; da mesma forma a candidatura de Flávio Dino e do PC do B estará longe de representar algo novo. O PC do B já esteve em outros momentos nos braços de Roseana, inclusive nas últimas eleições para prefeito de São Luís o grupo Sarney de conjunto fez campanha, no segundo turno, para Flávio Dino. Será também uma tarefa desta frente alertar aos trabalhadores que, em nível nacional, os banqueiros, latifundiários, representantes e o Fundo Monetário Nacional do agronegócio estão sendo representados nas candidaturas de Dilma, Serra e Marina Silva.

Por tudo isto, PSOL, PCB e PSTU farão uma plenária ampliada com todos os militantes destes partidos, além dos movimentos sociais que desejarem fazer parte de um grupo de lutadores socialistas e revolucionários nestas eleições. A plenária acontecerá neste dia 12 de maio na sede do sindicato dos bancários, participe.

Um comentário:

  1. E isso aí camarada Noleto.
    Estamos torcendo para que está possibilidade real de unificação das forças de esquerda acontecessa no Maranhão. Cumpre nesse momento nos atentarmos para realidade historica do nosso estado e não somente vislumbrar individualmente nosso campo de atuação, pois sabemos que projetos individuais não nos levará a canto nenhum, hã não ser ao extremo expectro da imcompreensão popular.
    saudaçoes socialistas !
    Carlos Leen Santiago
    Executiva Estadual de Direitos Humanos
    Partido Socialismo e Liberdade

    ResponderExcluir