terça-feira, 22 de junho de 2010

O OPORTUNISMO DE DUTRA NA GREVE DE FOME



Costuma-se dizer que a Revolução Francesa só teve êxito, em grande parte, devido à burguesia francesa haver convencido que os seus interesses particulares eram comuns aos da Classe Operária nascente e outros setores oprimidos. Isto se confirma, pois passado vários anos a Classe Operária continua lutando por direitos enquanto a burguesia francesa mantém suas margens de lucros cada vez maiores.

No caso da greve de fome de Dutra, guardada as devidas proporções, acontece o mesmo. Este deputado iniciou uma greve afirmando que era pra reverter a aliança do PT Maranhense com a Oligarquia Sarney e conseguiu convencer um expoente dos trabalhadores rurais, Manoel da Conceição, além da ex-deputada Federal Terezinha Fernandes a fazerem greve de fome pois seus interesses eram comuns. No seu pronunciamento, na Câmara Federal, ele pede pra ser expulso pela direção do PT. Não diz uma só palavra sobre os principais articuladores da aliança do PT com Roseana, Lula e Dilma.

Terminada a Greve de Fome cai a máscara de Dutra. Ele diz que encerrou a greve, pois a direção fez um acordo. Qual é o acordo? O PT continua com Roseana e vocês podem fazer campanha pra Flávio Dino e não serão expulsos, ou seja, o que Dutra queria na verdade era ser candidato sem ter a ameaça de expulsão do partido, que ele tanto pediu em seu pronunciamento.

Se Dutra e seus companheiros quiserem ser coerentes e não oportunistas deviam era denunciar Lula e Dilma e solicitarem suas desfiliações do PT, como fez a ex-deputada federal Sandra Starting que se desfilou da sigla após 32 anos de militância junto ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Ao abandonar o partido, Starting chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “caudilho”, palavra em espanhol que se refere a um líder de uma força autoritária. A sua saída se deu depois que o PT nacional “passou por cima” do diretório mineiro a fim de se coligar com o PMDB e lançar o senador Hélio Costa ao governo de Minas Gerais. A vontade do diretório, contudo, era eleger o ex-prefeito Fernando Pimentel.

T

Nenhum comentário:

Postar um comentário