sábado, 19 de março de 2011

URGENTE: Presos políticos do PSTU estão sendo levados para Bangu e Água Santa



• Depois de passar a madrugada na 5º DP (Gomes Freire), os 13 detidos nesta sexta-feira, 18, foram levados para presídios por volta das 8h de hoje. Após exame de corpo-delito no IML, os homens serão encaminhados ao presídio de Bangu 8 e as mulheres ao presídio de Água Santa. Dos 13 presos, 10 são militantes do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)


Os manifestantes foram enquadrados em vários artigos, e não terão direito a fiança. A principal acusação é de ter tentado "causar incêndio" no consulado dos Estados Unidos. "É uma vergonha o que está acontecendo. É uma prisão política. São presos políticos do governo Sergio Cabral e de Dilma, no momento em que Obama desembarca no Brasil", protestou o presidente do PSTU no Rio de Janeiro, Cyro Garcia. "Estamos muito preocupados com a segurança de nossos militantes e faremos uma campanha internacional pela liberdade deles", afirmou.

Os 13 manifestantes foram presos após um coqueter molotov ter sido lançado no ato em frente ao consulado. Na noite de ontem, o partido lançou umcomunicado à imprensa, no qual reafirma o caráter pacífico da manifestação e que nenhum militante do partido organizou ou participou do ataque. "Os policiais sabem que quem foi preso não tem nada a ver com o que houve. Tem gente lá presa sem nenhuma prova, apenas porque levantou um sapato contra a bandeira dos Estados Unidos. É um absurdo", afirma Cyro. "Estão criminalizando os protestos e o partido. É um absurdo a polícia exibir cartazes políticos e bandeiras do partido como provas aos fotógrafos, como quem exibe armas," protesta.

Os advogados do PSTU estão entrando na Justiça com um pedido de libertação dos presos, já que não há provas contra eles. Também questionam os artigos apontados pelo delegado, que torna o crime inafiançável. O partido fará um ato neste domingo, às 10h, contra a visita de Obama e pela liberdade dos presos políticos. Hoje, em Brasília, militantes do partido irão até a Praça dos Três Poderes, também para exigir a libertação.

4 comentários:

  1. o OBAMA vai pagar a passagem só de ida pra Guantanamo, lá ja tem um saco plastico e uma vassoura (pra cada um, individual, íntima e esterelizada, cabo grosso) e muitas outras distrações pra ajudar a passar o tempo...

    Vai jogar molotov no consulado dos EUA, vai... ta pensando que ta na rússia em 1945 mané??
    Até o poste do Lulla ta bajulando "o cara" !!!

    Lulla magoou e não vai filar a bóia, parece que ainda tem comida estocada trazida do planalto, e ainda não fala nadica de ingles, melhor ficar assistindo jogo na tv.

    ResponderExcluir
  2. Cara Paula é uma pena que Lula não seja o único bajulador de Obama, é uma pena maior que torça pela morte de vários brasileiros pelas mãos de mercenários oficiais americanos.

    Grato pela sua participação, mesmo que equivocada.

    ResponderExcluir
  3. Entre os manifestantes e presos há gente que não é do PSTU. Vários partidos e movimentos compareceram ao ato, agora apropriado pelo PSTU: CUT, MST, PT, PCB, etc. Quem os prendeu foi o governo Cabral, e não 'governo Dilma', como matreiramente é informado. Todos os presos nas lutas contra privatizações, pela terra, por salários também seriam 'presos políticos', certo?

    ResponderExcluir
  4. É verdade que havia vários militantes no ato e que dos treze militante presos a maioria era do PSTU. Agora sobre a prisão a analise não pode ser feita de forma estreita,a policia foi a do governo Cabral, mas o governo brasileiro não moveu um milimetro no snetido de reparar o erro, já que Obama não vei visitar o Estado do Rio de Janeiro, mas o país Brasil.

    Grato pela participação

    ResponderExcluir