quinta-feira, 14 de julho de 2011

Chapa 1, apoiada pelo CSP-Conlutas, ganha eleições no Sindicato dos Petroleiros da Bahia

Terminou às 6 horas, do dia 10 de julho, a apuração da turbulenta eleição do sindicato dos petroleiros e petroquímicos da Bahia. Apesar de muitas fraudes, agressões físicas e verbais, ameaças, roubos e intimidações a CHAPA 1 “INDEPENDÊNCIA E AÇÃO, A HORA DO TRABALHADOR” conseguiu derrotar a Chapa 2- “Unidade da CUT e CTB Pela Volta do meu Sindicato”. Em um resultado que entrará para a história do movimento sindical brasileiro.

As eleições começaram nos dias 11 e 15 de abril, mas foram marcadas por muitas irregularidades e, por isso, foram suspensas várias vezes, houve inclusive a intervenção do Ministério Publico e ocorram quatro turnos, o que não estava previsto nos estatutos. Pois, em três deles, não foi possível garantir o quórum para definir o processo eleitoral.

O resultado das eleições está no site do sindicato dos químicos e petroleiros da BA, com o informe de 95% das urnas apuradas, já que os votos em separados e os votos do conselho fiscal serão contados nesta segunda.

Com 5.552 votantes, a Chapa 2- “Unidade da CUT e CTB Pela Volta do meu Sindicato”, obteve somente 2.399 votos, ou seja, 43%.

Enquanto que a Chapa 1 “INDEPENDÊNCIA E AÇÃO, A HORA DO TRABALHADOR”, formada por ativistas independentes e, inclusive, membros da FUP e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e ativistas da CUT e da CSP-CONLUTAS teve 3.014 votos, 54% do total dos votos válidos.

No setor químico a Chapa 1, teve 82% dos votos, e a Chapa 2, 17%. Enquanto que no setor petroleiro a Chapa 2, teve 60%, e a Chapa 1, 40% dos votos.

Demonstrando claramente que todas as tentativas de fraudes realizadas pela CUT, CTB e pela FUP tinham como único objetivo evitar esta fragorosa derrota.

Para evitar perder totalmente o controle do aparato, a FUP/CUT fez uma proposta de acordo no qual uma nova assembléia da categoria esta convocada para o dia 16 de julho. Nela se discutirá o desmembramento do sindicato em químicos e petroleiros e, até que novas eleições sejam realizadas, as diretorias provisórias seriam compostas proporcionalmente com base a este resultado eleitoral.

Este complicado processo fez com a diretoria provisória dos químicos, a Chapa 1, ficasse com 82% dos postos e a Chapa 2 com 17%. Cada um de acordo com os votos obtidos nesta eleição.

Em petroleiros, a FUP e a CUT propuseram um acordo de 50% para cada chapa, sem nenhuma apuração, mas fundamentalmente os companheiros da FNP e da CSP-CONLUTAS não aceitaram este acordo, que significava não respeitar a vontade da base, e na verdade roubar as eleições e depois dividir o fruto do roubo entre os bandidos da mesma quadrilha.

Com isso conseguiram garantir que o resultado da base fosse conhecido, e mesmo tendo 40% dos votos saíram fortalecidos nas eleições, ainda mais que a composição do sindicato provisoriamente seguirá esta proporcionalidade.

Sendo assim a construção de uma nova alternativa de direção continuará em petroleiros da Bahia, onde a Chapa 2 ganhou com os votos dos aposentados e com pouca diferença, na RLAM e Taquipe. A Chapa 1 foi vitoriosa na região Norte, no Ediba (com 85% dos votos) e na Fafen.

Parabéns a todos os companheiros da CHAPA 1 que tiveram que se enfrentar contra o grande aparato da CUT/CTB na Bahia, e mesmo assim saíram vitoriosos, dando um exemplo a nível nacional, que mesmo com todo a estrutura que tem estas centrais os trabalhadores, pela base, conseguiremos derrotá-los.

Agora, temos que continuar caminhando e trabalhando juntos para construirmos uma nova direção sindical, independente dos patrões e do governo e que defenda de fato os interesses da classe trabalhadora, para os petroleiros e todos os trabalhadores do Brasil.

Até a vitória companheiros.

PETROLEIROS DA CSP-CONLUTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário