domingo, 3 de julho de 2011

DEMOCRATIZAR A CBF





A Confederação Brasileira de Futebol há muito vem sendo denunciada por ser palco de corrupção. No passado uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI em âmbito federal foi barrada graças à intervenção de políticos corruptos. Não é de se estranhar que um dos cinco vice-presidentes da CBF seja Fernando Sarney, filho do gangster José Sarney.

Sócrates e Casa Grande foram um dos protagonistas da chamada “democracia corintiana”, termo cunhado pelo o publicitário Washington Olivetto ao período em que os jogadores do Corinthians participavam das decisões do clube. No Brasil é raro haver jogadores com posições políticas, no mínimo progressistas. O próprio Sócrates que teve uma atuação importante na democracia corintiana depois fora eleito pelo PSDB. Na atualidade a maioria de ex-jogadores eleitos para a câmara federal faz parte ou são aliados dos partidos da burguesia.





Talvez seja por isto que a categoria dos jogadores de futebol não se proponha a interferir nos rumos da CBF, particularmente no que se refere à eleição de seu presidente. Hoje o presidente da CBF é eleito através de assembléia geral. Desta assembléia só participam os representantes das federações e os representantes dos clubes da primeira divisão. Da mesma forma os membros da federação são eleitos pelas ligas municipais e seus respectivos dirigentes de clubes. Ou seja, aqueles que são atingidos – os atletas – não elegem os dirigentes que tomam as decisões que os afetam.
Acredito que uma forma de democratizar a CBF seria alterar a forma de eleger o seu presidente assim como seus cinco vice-presidentes. A fórmula seria simples:

• Eleição direta nacional a cada quatro anos;
•Além das federações e dos clubes cada jogador da primeira divisão teria direito a um voto;
• O Conselho Fiscal só poderia ser exercido pelos atletas.
• Esta fórmula seria estendida para as federações.


Se houvesse uma mudança como essa muita coisa em nosso futebol poderia melhorar, assim como a cabeça política atrasada de muito jogador de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário