sexta-feira, 22 de julho de 2011

A ALUMAR QUE VOCÊ NÃO VÊ NA TV – PARTE 3





Para os leitores que têm acompanhado a peleja judicial entre ex-eletricista contra a ALUMAR que já dura 22 anos ficaram sabendo, na última publicação, neste blog, no dia 7 de julho, que essa empresa, através da promessa de ganho de R$ 5.000,00 e permanência no emprego, conseguiu eliminar mais de 30 trabalhadores entre os 95 que iniciaram o processo de reclamação trabalhista. Souberam também que, após denúncia deste fato num programa eleitoral do PSTU (1998), o processo retornou ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

No entanto, as manobras da ALUMAR, com apoio de alguns magistrados, não pararam por aí. Somente em 1999 o processo foi julgado no TST. Após este julgamento a empresa ajuizou vários embargos declaratórios como forma de protelar ainda mais o andamento do processo. Estas manobras duraram até outubro de 2003. Pra se ter uma idéia do complô da justiça da empresa com alguns membros do judiciário, até páginas originais do processo foram sustadas do processo. Depois do julgamento de 2003 o processo voltou ao TRT/16 para ser executado.



Aqui entra em cena o juiz James Magno Araújo Farias. Para favorecer a multinacional este magistrado tomar uma decisão inusitada: a realização de uma nova pericia, anulando assim a primeira acontecida há mais de 15 anos.
Para esta nova pericia foi nomeado o perito e corrupto José do Rosário Costa Frazão. Eu mesmo acompanhei o seu trabalho dentro da empresa. Ele levava apenas uma agenda e não anotava nada. Para nossa surpresa o seu relatório pericial foi uma cópia do apresentado pela Alumar. Contestamos a tal perícia perante a 1ª Vara da Justiça do Trabalho (JT) e provamos que o referido perito não tinha conhecimento suficiente para responder sobre o que escrevera, ficando claro, diante disso, que ele havia se vendido para a Alumar.

Achávamos que após a desmoralização do perito (ano 2006) o processo finalmente teria um fim. Para nossa surpresa, a Justiça do Trabalho (JT) tomou uma decisão que demonstra o quanto a JT está aliada à Alumar: determinou a realização de uma terceira perícia. Agora querem que um médico dê um laudo sobre sistema elétrico de potência. Recorremos dessa decisão (abril de 2008) junto ao pleno do TRT e o mesmo anulou as decisões da 1ª vara. Neste intervalo o Juiz James Magno Araújo Farias torna-se o novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão. A ALUMAR contesta a decisão do pleno do TRT/16 e o processo é novamente enviado ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) e até hoje (22 de julho de 2011) o processo encontra-se sem uma decisão da justiça do trabalho.

Pelos motivos expostos, nós, ex-funcionários da Alumar (Eletricistas) vimos denunciar esta aliança da Justiça do Trabalho com a Alumar e exigir que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos. Afinal, 22 anos para solucionar um processo não é morosidade, é um indício claro de corrupção na Justiça do Trabalho.

Um comentário:

  1. RESOLUÇÃO Nº 200, DE 13 DE OUTUBRO DE 2011
    O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA DÉCIMA SEXTA
    REGIÃO, em Sessão Ordinária, hoje realizada, na presença dos
    Exmos.(as). Srs.(as). Desembargadores(as) Ilka Esdra Silva Araújo (Vice-
    Presidente, no exercício da Presidência), Alcebíades Tavares Dantas, James
    Magno Araújo Farias, Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes (Convocado),
    Paulo Sérgio Mont'Alverne Frota (Convocado) e do representante do
    Ministério Público, o Exmo. Sr. Roberto Magno Peixoto Moreira,
    Considerando a matéria intitulada "A Alumar que você não vê na
    TV - Parte 3", veiculada no blog do Sr. Luiz Noleto;
    Considerando o teor ofensivo da manifestação à imagem e reputação
    do Desembargador Federal do Trabalho, o Exmo. Sr. James Magno
    Araújo Farias, bem como desta Instituição;
    RESOLVE, por unanimidade de votos, baixar a seguinte RESOLUÇÃO
    ADMINISTRATIVA:
    "Decidir pelo envio de Ofício ao Ministério Público Federal,
    pedindo providências quanto ao ataque à honra, credibilidade, à respeitabilidade
    da Justiça do Trabalho e do Exmo. Sr. Desembargador James
    Magno Araújo Farias no citado blog, bem como pela notificação do perito
    José do Rosário que foi mencionado na referida matéria".
    Por ser verdade, DOU FÉ.
    ÉLEN DOS REIS ARAÚJO BARROS DE BRITO
    Secretária do Tribunal Pleno

    Olha ai o que estão colocando contra você.

    ResponderExcluir