sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

BIRA DO PINDARÉ: UM DISCURSO LIBERAL



Em março completarei seis como funcionário público concursado da Assembleia Legislativa do Maranhão. Em todos este tempo não dou muito ouvidos aos discurso dos deputados, pois são, na sua grande maioria, vazios de conteúdo. Isto é até compreensível em um parlamento de maioria pragamatizantes e no qual os interesses são pessoais e de fortalecimento das ideologias burguesas.

No entanto nesta nova Legislatura resolvir acompanhar o primeiro discurso do Deputado Bira do Pindaré. Já disse antes que não espero que Bira faça do seu mandato uma trincheira revolucionária e socialista. Porém esperava que o seu discurso mostrasse no minimo um enfrentamento, sem tergiversamento, a oligarquia Sarney que ele sempre combateu em discursos fora do parlamento. Também esperava que ele apontasse pelo menos elementos clssistas. Não foi isso que ouvi.

O discurso do Deputado Bira está publicado no Diário da Assembleia do dia nove de fevereiro de 2011. Ele começou descrevendo sua vida pessoal e política partidária e sindical. Fez uma análise dos problemas do maranhão. Mostrou o alto grau de probreza do nosso povo mesmo tendo uma enorme riqueza natural, mas na hora de apontar os culpados dissse: "Qual é a razão de tanta pobreza? Se não é a natureza, eu só posso acreditar que infelizmente houve muita safadeza ao longo dessa triste história do nosso Estado do Maranhão."

Um outro momento do discurso que justifica o titulo deste texto é quando o nobre Deputado declara de qual lado vai estar, diz ele: "Não estou aqui para ser contra fulano ou contra sicrano. Estou aqui para defender uma causa, a causa do povo, a causa do povo do Maranhão, das pessoas que precisam apenas de uma oportunidade
para viver dignamente e superar todas as barreiras que existem neste Maranhão."


Para ser justo gostaria de salientar que ele se reconheceu como socialista e elogiou a luta de nossos Heróis, como Negro Cosme e saudoso Magno Cruz.

Um comentário:

  1. Realmente esperamos que estes deputados que não se ajoelharam até agora para os Sarneys que continue de pé.....

    ResponderExcluir