terça-feira, 12 de abril de 2011

13 de abril: servidores públicos federais preparam Dia de Luta em defesa de seus direitos


Na próxima quarta-feira, 13 de abril, servidores públicos de todo país organizarão uma grande mobilização em Brasília. A categoria irá denunciar as propostas arrochadas impostas pelo governo Dilma, que visam o corte no Orçamento de R$ 50 bilhões, desmonte dos serviços públicos, privatizações na área da saúde entre tantos outros ataques que tem se intensificado no último período.

Os servidores públicos convocam esta manifestação também contra a proposta do governo Dilma de aprovação do PLP 549/09, que prevê o congelamento salarial por 10 anos, e o PLP 248/98, que institui a demissão por insuficiência de desempenho.
Esses ataques aos direitos da categoria ocorre em contraponto aos exorbitantes lucros dos bancos e grandes empresas, bem como o aumento que deputados e senadores deram aos seus próprios salários que chegam a 61%. Enquanto isso o trabalhador é submetido ao reajuste do salário mínimo de apenas 6%.

Segundo o membro da CSP-Conlutas, Paulo Barela os servidores estão com muita garra para lutar por seus direitos. “Estamos preparando uma grande manifestação. Além disso, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, irá receber os servidores em Brasília no dia 13 e iremos apresentar nossas reivindicações”, informou Barela.

Contexto mundial – Essas medidas são reflexos da crise mundial que também retira diretos dos servidores públicos e da classe trabalhadora em nível mundial, impondo aos trabalhadores reformas que atacam, em especial os servidores públicos, como o aumento da idade das aposentadorias, arrocho salarial, demissões, dentre outros.
A população de países como, Portugal, Grécia, Irlanda do Norte, França, Espanha, Portugal e Itália luta contra todas essas medidas e realizam intensas manifestações.

É nesse contexto que também nos países árabes temos acompanhado levantes da população com greves para reivindicar melhores salários e condições de trabalho e contra ditaduras de décadas impostas nesses países.
Também aqui os servidores se mobilizam contra esses ataques. Com a mesma disposição que reuniu cerca de 5 mil servidores no dia 16 de fevereiro em Brasília, os servidores públicos estarão mobilizados contra os ataques anunciados pelo governo Dilma e vão dar continuidade a campanha salarial nacional unificada.

A CSP-Conlutas apoia a luta dos servidores públicos e convoca a todas as categorias, organizações e entidades a participarem dessa mobilização.

No dia 28 a luta será nos estados - Além desta grande manifestação do dia 13 abril, entidades nacionais, do qual participam a CSP-CONLUTAS e a CNESF, definiram o dia 28 de abril como um dia nacional de lutas, manifestações e mobilizações em todos os estados do Brasil. O calendário unificará a luta dos servidores públicos, trabalhadores do setor privado e organizações do movimento popular e estudantil, como MTST Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e ANEL Assembléia Nacional dos Estudantes Livres.

Programação do ato do dia 13 de abril

A partir das 9h: concentração em frente ao Palácio do Planalto (Praça dos Três Poderes);

Às 11h: marcha do Palácio do Planalto até o Ministério do Planejamento (Bloco K).
Outras atividades a serem realizadas:

Comissão vai solicitar resposta sobre pedido de audiência na Casa Civil;
Protocolar documento político na Casa Civil denunciando a intransigência da ministra do Planejamento em receber as Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais;

Vigília no Ministério do Planejamento durante todo dia 13/04, pressionando pela audiência com a ministra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário