quarta-feira, 20 de abril de 2011

CONTINUIDADE DA GREVE DOS PROFESSORES É REAFIRMADA E O GOVERNO RECUA



Ontem foi realizada mais uma assembleia dos professores do Estado do Maranhão. O clima era de apreensão em razão do terror instalado nas escolas e a ameaça de devolução de grevistas e dos descontos dos dias parados. Porém, a indignação e a disposição para prosseguir na luta superaram o medo. A continuidade da greve foi aprovada por unanimidade. Os militantes da CSP- CONLUTAS, MRP e da própria direção do SINPROESEMMA reafirmaram que, apesar da “guerra desigual”, a única forma de dobrar o governo será nas ruas. A CSP- CONLUTAS e o MRP salientaram que a unidade da categoria deve ser mantida e fortalecida até o final, mas que essa iniciativa deveria ser tomada pela direção do SIMPROESEMMA desde o inicio da greve, bem como a radicalização que ganhou o movimento nos últimos dias. A vitória com a aprovação da lei do piso no STF e eminência da queda de Olga Simão da secretaria de educação contribuiu para reoxigenar a categoria. Há também uma grande expectativa em torno do dia 28, dia de paralização nacional contra os ataques de Dilma aos trabalhadores que no Maranhão se transformará também num dia de luta pelo “Fora Sarney”.


Logo após a assembleia, os professores saíram em caminhada até a SEEDUC onde foram recebidos pelo subsecretário Fernando Silva. Encurralado, o mesmo ligou para Olga Simão que se encontrava em Brasília em reunião com ministro da educação Fernando Haddad. Diante da surpresa da continuidade da greve, a secretária sentiu-se obrigada a agendar uma reunião com a categoria para a próxima terça-feira. Comprometeu-se ainda em rever os corte de ponto e relocação dos professores devolvidos para as suas escolas de origem.

Paralelo a esse acontecimento, os professores do município de Codó, que haviam retornado compulsoriamente às escolas, resolveram paralisar novamente as aulas e realizar um ato naquela cidade. Um professor representante da regional de Imperatriz informou que a categoria daquela cidade está com suas aulas paralisadas em torno de 90% e que esperavam ansiosos a decisão da regional de São Luís. Uma concentração está maraca para próxima segunda-feira (25/04) em frente à biblioteca pública as 7:00 h da manhã para realizar blitz em algumas escolas e na seqüência uma caminhada em direção ao Palácio dos Leões. A categoria está consciente de que somente radicalizando as ações do movimento a vitória será possível. Agora é o governo que está acuado pela lei do piso e pelo grande ato “FORA HONORAVEIS BANDIDOS” que acontecerá no dia 28 de abril. Mais do que nunca nossa vitória será uma questão de tempo e de mobilização da categoria.

PARABÉNS BRAVA E RESISTENTE COMPANHEIRADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário