sexta-feira, 29 de abril de 2011

“O PROFESSOR É MEU AMIGO, MEXEU COM ELE, MEXEU COMIGO”


As organizações dos movimentos popular, sindical e estudantil levantaram as bandeiras de luta da CSP-Conlutas contra os ataques que vêm sendo anunciados pelo governo Dilma. Paralisações nas fábricas, manifestações, passeatas e travamento de avenidas marcaram o 28 de abril, uma Jornada de Mobilizações em data em todo país. Esta Jornada demonstrou a força dos trabalhadores com protestos e mobilizações em diversos estados do país. O dia mundial em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho também foi incorporado ao dia de mobilização por melhores condições de trabalho.
Aqui no maranhão há muito tempo os trabalhadores não se mobilizavam sem as amarras da Central Governista e pelega, a CUT que no passado era chamada de Central Única dos Trabalhadores e hoje Central Única dos Traidores.
Diversas categorias se fizeram presentes como as seções sindicais dos IFMAS (antigos CEFETES) Maracanã, Monte Castelo, Centro Histórico e Zé Doca. Também estiveram presentes servidores públicos do Judiciário, representados pelo SINTRAJUFE, IBGE pela sua Associação Nacional, UFMA, pela APRUMA, bancários pelo Sindicato dos Bancários, Quilombo Urbano e os estudantes através da ANEL – Assembléia Nacional dos Estudantes Livres.



Estes setores além de protestarem contra o Governo Dilma, disseram um não bem grande para o governo de Roseana e também denunciou os descasos da administração do experiente em ineficiência administrativa João Castelo. No caso do governo Roseana, em particular, fizeram um marcha em solidariedade aos professores que estão há 60 dias de greve. A marcha saiu da Praça Deodoro rumo a Secretaria de Educação, hoje ocupada pelos professores. Uma palavra de ordem que ecoou bastante foi: “O PROFESSOR É MEU AMIGO, MEXEU COM ELE, MEXEU COMIGO”. Outro mote destes setores em luta foi o chamado a população pelo “FORA HONORÁVEIS BANDIDOS”, referindo-se a uma gangue que governa este estado há mais de 40 anos.

Um comentário:

  1. Estou com vocês!Enquanto os professores tiverem recebendo essa MISÉRIA, devem ficar em greve!
    NÃO à criminalização da greve e SIM à educação de qualidade!

    ResponderExcluir