quinta-feira, 7 de abril de 2011

QUEM É O PEDRO DE RAUL?

Uma das músicas mais ouvidas de Raul Seixas chama-se Pedro. Durante muito tempo soube que a letra seria uma resposta de Paulo Coelho ao seu pai Pedro Coelho que o havia internado na Casa de Saúde Dr. Eiras, uma das mais conhecidas instituições psiquiátricas do Rio de Janeiro, pra curá-lo, com eletrochoques, isolamento e sedativos, da rebeldia que incomodava as famílias naqueles anos 60.




Quando pensei em escrever sobre esta música fiz uma pesquisa pra saber o que tinha de verdade sobre a origem da letra. De fato como demonstrado acima Paulo Coelho realmente fora internado várias vezes e o nome de seu pai é realmente Pedro. No entanto, em um site (raulsantosseixas.multiply.com) encontrei outra história. Lá o autor da matéria, Edmundo Pinheiro, levanta a hipótese de que na verdade a música é somente de Raul Seixas. Ele diz:

“... em minha opinião há indícios muito fortes que o “Pedro” desta música é ninguém menos que o próprio “Paulo Coelho”. Ou seja, troquem o Pedro da música por Paulo Coelho, ou simplesmente Paulo. Observem bem os versos e principalmente o quinto que começa com: “Lembro Pedro aqueles velhos dias...” e o sexto que começa com: “Todos os caminhos são iguais...”. Esta música foi lançada no Long Play “Há 10.000 anos atrás” em 1976, justamente o ano da separação da parceria Raul Seixas/Paulo Coelho...”

Hoje acho esta hipótese mais provável, principalmente ao reler a tese de Doutorado em História Social apresentada na FFLCH/USP por Luis Boscato, em que ele faz uma análise de várias letras de Raul Seixas.

Nesta letra ele diz que Raul estar descrevendo um dialogo entre um individuo que busca se emancipar dos condicionamentos imposto pelo admirável mundo novo (Raul) e aquele que já aceitou as regras normais (Paulo Coelho). A provável identificação dos indivíduos que se dialogam não está na Tese. A suposição é minha baseada nas informações de Edmundo Pinheiro e por já ter ouvido centenas de vezes a música. A letra da música aparecem como autores Paulo Coleho e Raul, mas dizem que na verdade ele pertence somente a Raul. Ele fez assim para evitar ser processado por Paulo Coelho. A seguir publico a letra para vocês tirarem as suas próprias conclusões. Quem se interessar em ler a Tese de Luis Boscato é só me escrever.

Meu Amigo Pedro
Raul Seixas/ Paulo Coelho

Muitas vezes, Pedro, você fala
Sempre a se queixar da solidão
Quem te fez com ferro, fez com fogo, Pedro
É pena que você não sabe não

Vai pro seu trabalho todo dia
Sem saber se é bom ou se é ruim
Quando quer chorar vai ao banheiro
Pedro as coisas não são bem assim

Toda vez que eu sinto o paraíso
Ou me queimo torto no inferno
Eu penso em você meu pobre amigo
Que só usa sempre o mesmo terno

Pedro, onde cê vai eu também vou
Mas tudo acaba onde começou

Tente me ensinar das tuas coisas
Que a vida é séria, e a guerra é dura
Mas se não puder, cale essa boca, Pedro
E deixa eu viver minha loucura

Lembro Pedro aqueles velhos dias
Quando os dois pensavam sobre o mundo
Hoje eu te chamo de careta, Pedro
E você me chama vagabundo

Pedro, onde cê vai eu também vou
Mas tudo acaba onde começou

Todos os caminhos são iguais
O que leva à glória ou à perdição
Há tantos caminhos tantas portas
Mas somente um tem coração

E eu não tenho nada a te dizer
Mas não me critique como eu sou
Cada um de nós é um universo, Pedro
Onde você vai eu também vou

Pedro, onde cê vai eu também vou
Mas tudo acaba onde começou

É que tudo acaba onde começou
Meu amigo Pedro.

15 comentários:

  1. Gostaria de ler a Tese de Luis Boscato, tens como enviar para meu email?

    crissbressan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. "
    É que tudo acaba onde começou " esse o mote do livro alquimista

    ResponderExcluir
  3. Oi, muito interessante seu post. Eu também gostaria de ler a tese de Boscato. Pode me enviar? lurian_amaro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Luiz, tudo bem?

    Acompanho, há alguns anos, muito do que é publicado sobre Raul Seixas e desconhecia essa versão sobre a música "Meu Amigo Pedro". Eu gostaria de ler a tese de Luis Boscato. Se puder me enviar o e-mail é:
    luisguilhermeradioam@hotmail.com

    Agradeço antecipadamente,

    Luis Guilherme Moura Gaya
    radialista profissional
    DRT-CE nº 3701

    ResponderExcluir
  5. Guilherme já enviei para teu email a tese citada.
    Grato e Bom dia Sol.

    ResponderExcluir
  6. Pedro na verdade é o irmão de Raul Seixas.o Plínio Seixas.
    entrevista de Plínio Seixas
    http://www.youtube.com/watch?v=jPEcYktEB7Q

    ResponderExcluir
  7. Bom pessoal - estou aqui pois procurava a veracidade de um fato: Há muito tempo conheci um homem, Sr. Pedro Ramos de Almeida. E ele sempre disse que esta música - o Raul, que era um amigo, fez à ele. Hoje ele já não está mais entre nós para poder comprovar ou contar exatamente como foi - mas é isso ...

    ResponderExcluir
  8. Manda a tese pra min também sou muito fã nilandernaves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Manda pra min nilandernaves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. No fildo do Paulo COeho fica bem claro que esse musíca é para pa pai dele, Pedro.

    ResponderExcluir
  11. A música é para o pai de Paulo Coelho segundo o próprio Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Bobagem. Não tem como Pedro ser o Paulo Coelho pelo simples fato do Paulo Coelho ser muito mais alternativo que o Raul. O Raul era careta antes de conhecer o Paulo. Quem apresentou o mundo alternativo para Raul foi o Paulo. Cada besteira q posta da Internet. O pior é q tem pessoas q acreditam

    ResponderExcluir
  13. Falta de conhecimento total. O Paulo era muito mais alternativo que Raul Aliás o Raul era careta antes de conhecer Paulo Coelho andava de terno e pasta de executivo. Quem apresentou mundo alternativo, drogas, seitas para o Raul foi Paulo

    ResponderExcluir
  14. Olá, gostaria de receber a tese citada.
    E-mail: chirliana@gmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir